National Kid  

 

Introdução

"Celacanto provoca maremoto"

Awika!

Taí outra das minhas paixões infantis, acho inclusive que foi a primeira. Lembro que nessa época (anos 60) eu era apaixonada por National Kid e minha prima pelo Super Homem e vivíamos discutindo para ver quem era o melhor. Nunca chegamos a uma conclusão e eram discussões bastante acaloradas.

Bem, mas a intenção desta p&ágina é oferecer o m&áximo de informações possível que eu for encontrando pí. E para ser totalmente sincera est&á sendo bastante difícil. Mas aos poucos vou conseguir chegar aonde estou pretendendo. Mas resolvi ir disponibilizando as informações conforme as estou conseguindo. Por isso me desculpem pelos erros e pelas lacunas.

Personagens
O que é Nome Ator ou Atriz
O Herói/ Professor Massao Hata Ichiro Kojima e Tatsume Shiutaro
Mocinha que cuida das crianças Tyako  
Menino Goro  
Menino Yukio  
Menino Kura  
Menina Mari  
Menino Tomohiro  
Cientista Dr. Mizuro  
Delegado Sr. Takakura  
Assistente do Delegado Sr. Hizako  
Episódios
Infelizmente não disponho de uma lista de episódios. Quem tiver e quiser cooperar envie um e-mail com a informação.

Filmes em Vídeo

No 85º ano da imigração japonesa no Brasil foram lançados em vídeo v&ários episódios de National Kid pela Sato Co., LTD

Achei até o momento as seguintes fitas:

Contra os Incas Venuzianos
O Retorno dos Incas Venuzianos
A Revolta dos seres Abissais
Contra os seres Abissais
Contra o Império Subterrâneo
A vingança do Império Subterrâneo

Um pouco de História
National Kid, defensor da paz e da justiça

Pouco importava se as cenas de batalhas entre seres abissais e o herói japonês acontecessem em bacias de &água improvisada. Na imaginação das crianças, elas pareciam imensos lagos gelados, numa boa. Não só esse, mas todos os efeitos especiais de National Kid eram prim&ários, talvez por isso mesmo a série acabou se tornando um cult. Nos anos 60, de um momento para outro, os pais começaram a ouvir seus filhos cantando em japonês a música tema do programa e fazendo um cumprimento muito estranho ­ era o Awika!, um típico costume venusiano.

A primeira intenção dos patrocinadores de Nacionaro Kido pelo menos era assim que os cantores se referiam ao personagem, na abertura) era divulgar os produtos eletrônicos da National. Assim eles conseguiram se tornar precursores do merchandising na TV. O personagem, ao contr&ário de muitos outros heróis do gênero, nasceu para a TV e não para as revistas em quadrinhos ou para o cinema.

As histórias de National eram geralmente mirabolantes. O professor Massao Hata (Ichiro Kojima) tinha dupla personalidade, algo bem próximo do Super-Homem ocidental. Quando alguém estava em perigo, as roupas ocidentais do professor eram rapidamente trocadas pelo uniforme prateado, capa e m&áscara e assim ele ficava pronto para mostrar seu talento para as artes marciais. Com essas armas, enfrentou estranhos objetos voadores, contaminações alimentares, m&áquinas mortíferas, ataques dos incas.

Nagayoshi Akasaka, criador, roteirista e diretor do seriado, disse que seu personagem era mesmo cópia do Super-Homem. Ele também era um invencível defensor da paz e da justiça. A diferença ficava na parte dos vilões. Em National Kid, os vilões refletiam as suas idéias sobre o bem e o mal. "Existem dois grandes inimigos do ser humano. As coisas que vêm de fora e as coisas que saem de dentro. Assim criamos dois tipos de vilões: os invasores vindos do espaço e os seres abissais saídos das profundezas do oceano", explicou Nagayoshi, surpreso com a repercussão que a série teve no Brasil, j&á que não fez nenhum esforço para criar uma obra-prima.

O perigo que ameaçava o professor Massao incluía seus queridos alunos Goro, Yukio, Kura, Mari e Tomohiro. Mas National Kid podia contar com a ajuda do cientista Dr. Mizuro, do delegado Takakura e de seu assistente Hisako. Os 39 episódios gravados pela produtora Toei estrearam no Japão em 1960 e no Brasil em 1964. Um incêndio na Record em 1968 acabou com os fiImes originais e o resgate só foi possível graças ao esforço dos fãs do Brasil e do Japão que conseguiram cópias em VHS na produtora japonesa.

Hoje, o protagonista Ichiro Kojima é um tipo sarayman, um burocrata de uma grande companhia japonesa. Ele deve ter se cansado de tantas lutas insensatas contra os Incas Venusianos e os chifrudos de Vênus. Defender o Japão da poluição, só na base das artes marciais foi demais para um simples professor. Mas todos os seus alunos espalhados pelo mundo torciam por ele. Awika!

Fonte: ESQUENAZI, Rose. No Tunel do Tempo, uma memória afetiva da Tv brasileira. Porto Alegre: Artes e Ofícios Ed., 1993 (você pode conseguir o livro na Livraria Book Look, telefone (021) 580-7571 ou diretamente na Editora pelo telefone (051) 800-2367)

 

Algumas Imagens
Capas dos Vídeos (cinco deles)
 
Imagens enviadas por:  Adilson  (clique na imagem para ver maior)
Links
Parece que estamos tendo um boom de sites de National Kid! J

National Kid - Responsável Humberto Cardoso. (Incluído em 16/02/2001)

Central RetroTV: National Kid - Responsáveis: Maurício/Marcus Anversa. (incluído em 28/03/2001)

Esquadrão Ultra:National Kid - Responsável: esquadrao@esquadrao.ultra.nom.br (incluído em 28/03/2001)

Gostaria de participar com imagens, informações, comentários? Envie uma mensagem para webmaster.ho@gmail.com.

 

Site Criado em fevereiro de 1996
Última atualização:
© 1996 - Haydée Oliveira