Lygia Fagundes Telles
Introdução
Lygia Fagundes Telles O que falar de Lygia? Sei lá, é tanta coisa. Uma coisa que posso dizer com certeza é que ela influenciou muito minha adolescência. Hoje em dia quando releio algum dos seus escritos mais antigos, posso lembrar das palavras e dos sentidos envolvidos enquanto vou lendo, mesmo se não lembro muito bem da ação, a memória está ali. Algumas frases, trechos ou situações ficaram tão fortes em minha memória, que simplesmente os absorvi como meus, e acho engraçado reler um livro e encontrar lá algo que me lembrava como apenas meu.

O primeiro livro dela que me veio as mãos foi "Antes do baile verde", eu devia ter uns quinze anos. Confesso que embora com essa idade eu fosse uma leitora compulsiva, muitas coisas que lia escapavam de minha compreensão, mas o texto de Lygia sempre foi muito claro para mim, e talvez por isso mesmo eu tenha ficado tão fascinada por ela. Buscava os livros antigos e esgotados, além de estar sempre atenta para qualquer coisa nova que saísse.

O tempo passa, conheci outros autores, li e reli diversos livros, mas a lembrança e a marca deixada por Lygia está aqui, guardada em mim.

Dados Biográficos
(em preparação)

Livros
Títulos Data
(1as. Edições)
Observações
Porão e sobrado 1938 Contos (Citado apenas na lista das obras publicadas pela autora no livro O Cacto Vermelho, não havendo mais nenhuma referência a este livro, apenas comentários da autora nos quais declara preferir esquecer os escritos anteriores a 1949: "a autora prefere que esses prematuros voltem ao limbo e lá durmam o sono eterno dos que não deviam ter nascido" (Histórias Escolhidas pág. 6)
Praia Viva 1944 Contos
O cacto vermelho 1949 Contos: Os mortos, Olho de vidro, A recompensa, A confissão de Leontina, O menino, A estrela branca, Madrugada grotesca, Migra, O suicídio de Leocádia, Correspondência, Felicidade, O cacto vermelho.
(Referência: TELLES, Lygia Fagundes, O Cacto Vermelho, Rio de Janeiro/ São Paulo, Editora Mérito, 1949.)
Ciranda de pedra 1954 Romance
Histórias do desencontro 1958 Contos: As pérolas, O encontro, Biruta, A fuga, Hô-hô, Venha ver o pôr-do-sol, A ceia, Eu era mudo e só, A testemunha, As cartas, A viagem, A sonata, Natal na barca, Um coração ardente.
(Referência: TELLES, Lygia Fagundes,  Histórias do Desencontro, Rio de Janeiro, José Olympio, 1958.)
Informação fornecida por Nilton Resende

Histórias escolhidas 1961 Contos: Os mortos, A recompensa, O menino, A estrela branca, A confissão de Leontina, Correspondência, As pérolas, Biruta, As cartas, Venha ver o pôr do sol, Um coração ardente, Eu era mudo e só, O encontro, Natal na barca, As cerejas, O noivo.
(Referência: TELLES, Lygia Fagundes, Histórias Escolhidas, São Paulo, Boa Leitura Editora, 1961.)
Verão no aquário 1963 Romance
Gaby 1954 Novela em "Os sete pecados capitais" (obra coletiva). Gaby representa o pecado da gula.
O jardim selvagem 1965 Contos
Trilogia da confissão 1968 Conto em "Os 18 melhores contos do Brasil" (obra coletiva)
Antes do baile verde 1970 Contos: 1969 - Os objetos, Verde lagarto amarelo, Apenas um saxofone, Helga, O moço do saxofone; 1965 - Antes do baile verde, A caçada, A chave, Meia-noite em ponto em Xangai, A janela, Um chá bem forte e três xícaras, O jardim selvagem; 1958 - Natal na barca, A ceia, Venha ver o pôr do sol, Eu era mudo e só, As pérolas; 1949 - O menino, Os mortos, Olho de vidro.
(Referência: TELLES, Lygia Fagundes, Antes do baile verde, São Paulo, Círculo do Livro, sem data.)
Seleta 1971 Contos: O menino, Ciranda de pedra (trecho do romance), Biruta, Eu era mudo e só, As pérolas, Natal na barca, O encontro, Venha ver o pôr do sol, O noivo, As cerejas, Dezembro no bairro, A caçada, Antes do baile verde, Verde lagarto amarelo. Organização, estudo e notas da Prof.a Nelly Novaes Coelho.
(Referência: TELLES, Lygia Fagundes, Seleta,(org. Nelly Novais Coelho), Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Editora, 1975, 2ª edição.)
As meninas 1973 Romance
Seminário dos ratos 1977 Contos: As formigas, Senhor diretor, Tigrela, Herbarium, A sauna, Pomba enamorada ou uma história de amor, WM, Lua crescente em Amsterdã, O X do problema, A mão no ombro, A presença, Noturno Amarelo, A consulta, Seminário dos ratos.
(Referência: TELLES, Lygia Fagundes, Seminário dos Ratos, Rio de Janeiro, José Olympio, 1977.)
Filhos Pródigos 1978 Contos: A medalha, O dedo, A testemunha, O espartilho, A fuga, A confissão de Leontina, Missa do Galo, Gaby, A estrutura da bolha de sabão.
(Referência: TELLES, Lygia Fagundes, Filhos Pródigos, Livraria Cultura Editora, 1978.)
A disciplina do amor 1980 Fragmentos
Mistérios 1981 Contos: Emanuel, A caçada, As formigas, O dedo, O jardim selvagem, Lua crescente em Amsterdã, O encontro, Seminário dos ratos, Tigrela, Natal na barca, Negra jogada amarela, A estrela branca, O muro, Um coração ardente, Noturno amarelo, O noivo, A mão no ombro, Venha ver o pôr-do-sol, A presença.
(Referência: TELLES, Lygia Fagundes, Mistérios, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981.)
As horas nuas 1989 Romance
Capitu 1993 Roteiro para cinema escrito em colaboração com Paulo Emílio Salles Gomes
A noite escura mais eu 1995 Contos: Dolly; Você não acha que esfriou?; O crachá nos dentes; Boa noite, Maria; Papoulas em feltro negro; A rosa verde; Uma sombra pálida; Anão de jardim.
(Referência: TELLES, Lygia Fagundes, A noite escura e mais eu, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1995.)
Links
Página sobre Lygia Fagundes Telles na Academia Brasileira de Letras

Se estiver interessado em adicionar um Link sobre Lygia clique aqui.

 

Site Criado em fevereiro de 1996
Última atualização:
© 1996 - Haydée Oliveira